ATENÇÃO: as informações abaixo podem estar desatualizadas – clique aqui para acessar o manual novo.
Pessoas tetraplégicas ou com dificuldades no uso das mãos encontram restrições para executar as atividades do cotidiano, afetando coisas simples, como trabalhar, utilizar computadores e celulares, além de comprometer a autonomia individual. Contornar essas dificuldades é uma das finalidades da Tecnologia Assistiva, uma categoria de soluções na qual se enquadra o mouse de cabeça Colibri.
Foto: @antenadosprodutora
O Colibri permite que pessoas com deficiências motoras severas, como tetraplegia, Paralisia Cerebral, sequelas de AVC, entre outras, possam usar computadores e celulares apenas com movimentos da cabeça. Funcionando como um mouse de cabeça, o Colibri capta movimentos da cabeça para controlar o ponteiro do mouse com muita precisão.
Além de prático, o mouse de cabeça é leve, sem fios e tem bateria recarregável. Ele pode ser utilizando tanto em computadores quanto em celulares e não precisa instalar nada no dispositivo, é só parear via Bluetooth* e começar a usar.
O Colibri pode ser adquirido através de planos de assinatura que incluem: substituição do aparelho em caso de defeito, frete para o envio em todo o Brasil, treinamento e suporte da equipe para ensinar a usar e tirar todas as dúvidas. O valor da mensalidade é acessível e o usuário pode escolher a cor do Colibri, entre várias cores disponíveis.
*o Colibri requer que o dispositivo seja compatível com Bluetooth 4.1 em diante.
Esse guia rápido tem as principais informações que você precisa saber, mas a nossa equipe de atendimento está à sua disposição para te ajudar com o que for preciso pelo WhatsApp abaixo:
Ao abrir a embalagem do seu Colibri, certifique-se de encontrar:
O Colibri é esse pequeno e leve aparelho sem fios, projetado para se acoplar a qualquer armação de óculos por meio de uma presilha parecida com um prendedor de papéis.
Dentro dele, há um sofisticado sensor de movimentos, um detector de gestos faciais e uma bateria recarregável. Ele também tem uma luz de indicação e emite bipes sonoros para sinalização.
A primeira coisa a se fazer quando receber seu Colibri é recarregar sua bateria. Quando a bateria está 100% carregada, o Colibri tem autonomia para cerca de 30 horas de uso contínuo.
Para usar o Colibri, é preciso prendê-lo numa armação de óculos. Pode-se prendê-lo nos óculos do próprio utilizador ou na armação plástica sem lentes que acompanha o produto.
Para posicioná-lo em qualquer armação, pressione com firmeza as abas do prendedor (pegando pela parte acima do nome “Colibri”) enquanto desliza o aparelho ao longo da haste dos óculos*, conforme mostrado na imagem. Repare que o prendedor possui uma ranhura na parte interna, feita para ajudar a montar em armações mais finas. Se esse for o caso, certifique-se de que a haste fina do óculos se encaixe dentro da ranhura.
Ao prender o Colibri, recomenda-se posicioná-lo o mais próximo possível da janela direita da armação, de forma que a abertura do sensor facial fique alinhado à pálpebra do utilizador.
*Se precisar montar o Colibri na haste esquerda dos óculos, siga o procedimento mostrado no vídeo abaixo:
O pareamento estará concluído quando a luz do Colibri parar de piscar e ficar acesa em verde.
IMPORTANTE: ANTES DE PAREAR COM IPHONE OU IPAD, ATIVE O RECURSO ASSISTIVE TOUCH
Caso contrário, você não verá o cursor do mouse na tela. No seu iPhone ou iPad, procure Ajustes -> Acessibilidade -> Toque -> AssistiveTouch
IMPORTANTE: Caso você pretenda posicionar o Colibri no rosto de outra pessoa, recomenda-se primeiramente experimentar o aparelho em si mesmo, para que você tenha a percepção da sensibilidade e do posicionamento ideal do dispositivo.
NÃO SE PREOCUPE! Nem todo mundo usa o Colibri exatamente do jeito que ele vem da fábrica.
Se você tiver dificuldades de controlar seu celular ou computador com o Colibri, fique tranquilo. Sabemos que cada pessoa tem características particulares de movimento da cabeça, dependendo do diagnóstico.
Por isso, várias características do Colibri, desde a sensibilidade até o jeito de fazer os cliques, podem ser minuciosamente personalizados para se adaptar à sua condição de movimento. Tudo isso é feito pelo aplicativo My Colibri (mais detalhes adiante). Mas, antes de você tentar mudar os ajustes sozinho, recomendamos chamar a gente no WhatsApp para te ajudar a configurar seu pássaro até ele ficar perfeito pra você.
Quanto desejar rolar uma tela para baixo, mantenha o cursor do mouse sobre a parte da tela que deseja rolar e comece a inclinar a cabeça levemente para a direita, como se desejasse aproximar a orelha do seu ombro.
Assim que a rolagem começar, mantenha a mesma inclinação até alcançar o conteúdo desejado. Nivele a cabeça novamente para interromper ou incline-a para o lado esquerdo para inverter a rolagem.
Quando desejar interromper temporariamente o funcionamento do Colibri (por exemplo, para assistir um vídeo ou ler um texto sem que o movimento do ponteiro atrapalhe), movimente repetidamente a cabeça na horizontal (fazendo um gesto de “não”), até ouvir um tom sonoro.
Perceba que, a partir de agora, o ponteiro não se moverá quando você mexer a cabeça, e o Colibri não vai mais emitir bipes sonoros e cliques do mouse.
Para “despertar” o Colibri, fazendo-o voltar a controlar o ponteiro e os cliques, faça movimentos verticais com a cabeça (fazendo um gesto de “sim”) até que o cursor volte a se mover pela tela.
Para fazer o clique do botão direito do mouse, faça um gesto de “sim”. Após ouvir um tom sonoro, na próxima vez que você clicar em algum ponto na tela, será realizado um clique do botão direito do mouse em vez do clique normal. No entanto, se você não clicar em nenhum lugar dentro de 5 segundos, o efeito é cancelado.
Para fazer o clique do botão direito do mouse, faça um gesto de “sim”. Após ouvir um tom sonoro, na próxima vez que você clicar em algum ponto na tela, será realizado um clique do botão direito do mouse em vez do clique normal. No entanto, se você não clicar em nenhum lugar dentro de 5 segundos, o efeito é cancelado.
O COLIBRI PODE (E DEVE!) SER AJUSTADO PARA CADA INDIVÍDUO.
Para isso, criamos o My Colibri, um aplicativo capaz de personalizar minuciosamente o funcionamento do Colibri para que ele se adapte a cada pessoa.
AJUSTES POSSÍVEIS NO COLIBRI
Recomendamos fortemente chamar a nossa equipe pelo WhatsApp para ajudá-lo a personalizar o Colibri, especialmente quando for tentar fazer isso pela primeira vez. Se forem alterados sem o acompanhamento, alguns ajustes disponíveis no aplicativo podem fazer o aparelho funcionar incorretamente.
CLIQUE FACIAL – USANDO O PISCAR DOS OLHOS OU A BOCHECHA PARA CLICAR
No app My Colibri é possível habilitar o sensor de gestos faciais do Colibri para permitir fazer os cliques usando piscadas firmes dos olhos ou contrações da bochecha. Esse modo de clicar exige maior controle dos músculos faciais, especialmente das pálpebras ou das bochechas, portanto, não é indicado para todas as pessoas. Antes de você tentar mudar os ajustes sozinho, recomendamos chamar a gente no WhatsApp para te ajudar a configurar o pássaro até ficar perfeito pra você.
NÃO DEU CERTO DE PRIMEIRA? Não se preocupe.
O Colibri foi projetado e construído sob a premissa de que a tecnologia assistiva precisa se adaptar ao indivíduo, e não o contrário. No entanto, isso nem sempre acontece no primeiro uso. Chame a gente no WhatsApp para encontrarmos juntos o ajuste perfeito do Colibri para você.
Em caso de defeito, mande uma mensagem para o WhatsApp de suporte da TiX: +55 31 97349 4143 ou envie um email para atendimento@tix.life descrevendo o defeito observado.