Construindo em Azeroth: uma primeira análise do sistema de Moradia
A construção do novo sistema de Moradia de Azeroth está em andamento, e vamos levar você aos bastidores para dar uma primeira olhada no que a equipe de desenvolvimento está trabalhando. Cuidado por onde anda e não repara na bagunça. Não precisa usar capacete.
Bem-vindos, aventureiros!
Estamos animados para dar a primeira olhada no sistema de Moradia de World of Warcraft e compartilhar alguns dos nossos planos e filosofias para esse novo recurso com vocês. Para começar, vamos nos concentrar em nossos principais pilares de design de alto nível para a Moradia, bem como falar sobre algumas áreas fundamentais do novo sistema enquanto estabelecemos a base para futuras discussões. Temos muito o que mostrar, então vamos nessa!
Fortalecendo a Moradia com pilares
Ao desenvolver um recurso novo tão grande, é bom começar definindo seus pilares. Eles ajudam no alinhamento da equipe de desenvolvimento antes do início da construção e servem como guia na tomada de decisões e definição de prioridades. É importante observar que, embora esses pilares tenham um escopo amplo, eles não abrangem tudo. Não é porque algo não é mencionado em um pilar que não é importante ou não faz parte do recurso.
Nossos três pilares para a Moradia
Arte conceitual para a nova decoração rudimentar.
- Autoexpressão sem limites: nossa maior prioridade é permitir que os jogadores construam uma casa que reflita seus gostos pessoais ou de seu Bando de Guerra, que seja o cenário desejado para a interpretação de papéis ou que simplesmente lhes permita dar asas à imaginação. O jogo de ferramentas deve ser fácil o suficiente para que alguém sem experiência em 3D se sinta confortável e consiga usá-lo bem, mas também deve ser poderoso o bastante para que os jogadores nos surpreendam com suas criações ou se aprofundem nos ajustes dos mínimos detalhes. A variedade de opções de decoração abrange não só as culturas de Azeroth, mas também as várias expansões de World of Warcraft.
- Profundamente social: World of Warcraft é mais divertido com outros jogadores, e com a Moradia não vai ser diferente. Embora os jogadores possam se divertir com a Moradia sozinhos, fundamentalmente, seus sistemas são feitos para incentivar que eles interajam, joguem e avancem com amigos, vizinhos, guildas e a comunidade em geral de forma significativa.
- Jornada duradoura: o sistema de Moradia está sendo construído como um complemento permanente do jogo, com seu próprio cronograma que se estende por vários patches e futuras expansões. A Moradia não é algo para se “terminar”, mas sim para se aguardar ansiosamente pelo próximo lançamento, seja de novos conteúdos ou sistemas. Este é um compromisso de longo prazo para nós, como desenvolvedores, que oferece recompensas aos jogadores por todo o caminho.
Mais uma observação importante: embora não seja um pilar óbvio, a adoção ampla também é algo primordial para nós. A maioria dos jogadores deve querer uma casa em Azeroth, e, se for esse o caso, é o que eles terão. Além disso, a Moradia está sendo feita para se ajustar ao interesse do jogador. Se alguém quiser passar horas e mais horas por semana em casa, ótimo! Se só tiver interesse em visitá-la uma ou duas vezes por mês, ótimo também!
Áreas da Moradia
Já vimos diversas discussões e especulações da comunidade relacionadas a ONDE os jogadores poderão ter casas. Decidimos logo no início que haveria duas áreas de Moradia disponíveis no lançamento, uma para a Aliança e uma para a Horda, com outros possíveis locais para morar futuramente. A área da Aliança é inspirada na Floresta de Elwynn, com toques de Cerro Oeste e Floresta do Crepúsculo, e a da Horda se inspira em Durotar, seu litoral, e em Azshara. Há duas razões principais para essa decisão:
- Ter muitas áreas de Moradia entra em conflito com o segundo pilar do desenvolvimento de um recurso que é “profundamente social”. Em um mundo onde os jogadores podem viver em muitas áreas diferentes, eles acabam ficando cada vez mais espalhados e até mesmo com uma fragmentação hostil. A chance de ver outros jogadores, e sobretudo de interagir com eles, cai drasticamente.
- Em suma, as áreas são muito trabalhosas. Preferimos fazer um ótimo trabalho em um pequeno número de áreas do que um trabalho aceitável em um grande número (ou inventar soluções que tirem o jogador do mundo e o levem para uma instância pessoal de uma área). Escolhemos esses pontos de partida por serem clássicos nas suas respectivas facções e por já darem a sensação de lar para tantos jogadores.
Estamos empolgados com o que ainda vamos realizar com as duas novas áreas, e compartilharemos mais a respeito em futuras atualizações.
Equipando sua casa
Arte conceitual para a nova decoração rústica.
Da mesma forma, houve discussões na comunidade sobre se a Moradia será paga para jogar/vencer ou não, além de outras conversas relacionadas a dinheiro de verdade. Em nossas conversas internas, estamos de acordo com o fato de que o sistema de Moradia é feito para priorizar o jogador, e não o lucro. A Moradia oferecerá centenas e centenas de elementos decorativos e personalizações de casa por meio de recompensas do jogo, mas também haverá um pequeno número de itens à venda na loja. Podemos comparar isso ao que ocorre atualmente com as transmogrificações e as mascotes no jogo em oposição à loja. Queremos permitir que os jogadores tenham o máximo possível de opções para criar o lar perfeito em Azeroth.
Um lar para todos
Como parte do nosso foco na adoção geral, queríamos garantir que a Moradia fosse disponibilizada para todos. Se você quer uma casa, pode tê-la. Sem exigências exorbitantes ou altos custos de compra, sem loterias nem manutenção cara (e, se sua assinatura expirar, não se preocupe, sua casa não será confiscada!). Suas casas também são compartilhadas com seu Bando de Guerra, e os diferentes personagens podem entrar e sair como quiserem (portanto, seu personagem orc pode ficar na sua casa da Aliança sem problemas). As recompensas da Moradia também são compartilhadas com seu Bando de Guerra, então você poderá usar sua coleção de decoração independentemente do personagem que a ganhou.
Além disso, não são só os Bandos de Guerra que podem usufruir das interfacções, mas também as amizades, então você poderá morar ou visitar as casas dos seus amigos ou membros de guilda e seus bairros com restrições mínimas em relação à facção. Por exemplo, embora seu personagem humano não possa comprar uma casa na área da Horda, seu personagem troll do mesmo Bando de Guerra pode, e, assim, seu humano pode usá-la como se fosse dele.
Quer ser meu vizinho?
Arte conceitual inspiradora do que poderia ser o novo bairro da Horda.
Antes de irmos, queremos dar um gostinho do conceito de Bairros... As casas são organizadas em aproximadamente 50 Bairros, permitindo que os jogadores morem perto uns dos outros, trabalhem juntos e compartilhem as benesses de fazer parte do Bairro. Os Bairros são instanciados, mas também persistentes, então seus vizinhos podem ser os mesmos por anos (ou até que um de vocês se mude). E há dois tipos deles:
- Bairros públicos, que são criados conforme a necessidade e mantidos pelos servidores do jogo.
- Bairros privados, criados por grupos de amigos ou guildas para moradia, progresso e personalização em conjunto.
Então, embora um jogador individual possa ter uma casa, uma comunidade pode ter um Bairro!
Este é só um olhar inicial do projeto em que estamos trabalhando para a Moradia. Há muito mais para mostrar e detalhes para analisar, e estamos ansiosos para saber o que vocês acharam à medida que publicarmos mais artigos no futuro.